BOLETIM INFORMATIVO DO III COPENE SUL

publicado 06 de julho de 2017

Caros/as participantes,

A Secretaria Executiva do III COPENE SUL antecipadamente dá as boas-vindas para cada um/a de vocês. Durante o evento, estaremos à disposição para auxiliá-los/las. Segue abaixo orientações importantes:

Credenciamento – O  credenciamento será realizado no Centro de Cultura e Eventos no dia 10 de julho, das 14 às 18h.  No dia 11, funcionará das 8h às 18h. Aquelas/as que chegarem após essa data, devem se dirigir à secretaria executiva, localizada no Centro de Cultura e Eventos.

Apresentação de Comunicação Oral e Pôster – As apresentações de comunicação oral e pôster serão realizadas nos dias 11 e 12 de julho. As salas e horários estão disponíveis no site. Para a comunicação oral, cada apresentador/a terá até 15 min, e para o pôster,  até 10 min. Os certificados serão entregues no final das apresentações e é obrigatória a assinatura na lista de apresentação. Destaca-se que não é necessário pôster impresso.

Alimentação – Está disponível uma lista de restaurantes e lanchonetes próximos à UFSC para que o/a participante possa planejar suas refeições. Destaca-se que pelo regimento da UFSC, estudantes de outras universidades podem se alimentar no Restaurante Universidade, mas não pagam a mesma tarifa que os/as estudantes da UFSC.  Consulte a tabela clicando aqui.

Local – As atividades do III COPENE SUL acontecem no Centro de  Cultura e Eventos, no prédio I da Reitoria  e no Centro de Ciências da Educação. Para visualizar a localização desses espaços, acesse o mapa clicando aqui.

Monitores –  Durante o evento, terão monitores/as identificados/as com camisetas amarelas atuando em diferentes espaços. Caso você tenha alguma dúvida, eles poderão ajudá-los/las.

INFORMAÇÕES GERAIS III COPENE SUL

publicado 28 de junho de 2017

Feira de Afroempreendedores/as – Já estão disponíveis no site do Copene, os/as afroempreendedores/as selecionados/as para expor seus produtos durante o evento.  A Feira funcionará durante todo o evento, iniciando dia 10/07 às 14h e finalizando às 19h. Nos dias 11 e 12/07, acontecerá das 8h30min às 19h e, no dia, 13/07, das 8h30min às 16h. Clique aqui para verificar os selecionados.

Gratuidade –  A Comissão organizadora informa que foram contemplados com as vagas das gratuidades somente os/as docentes e os/as estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos que  atuam e estudam nas instituições públicas que fizeram as inscrições no site no período estipulado e apresentaram a documentação.

Pagamento – Para confirmar a participação no evento, os/as inscritos/as para o III Copene Sul precisam fazer o pagamento até o dia 30 de junho. A operação é realizada no site do III Copene Sul. Siga as instruções em sua carta de aceite.

Ouvinte – Os/as interessados/as em assistir as conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos e participar das oficinas e minicursos podem fazer a inscrição como ouvintes no site do III Copene Sul. Clique aqui para fazer sua inscrição como ouvinte.

Inscrição de Minicursos e Oficinas – A inscrição para os minicursos e oficinas estarão disponíveis até o dia 02 de julho. Os/as inscritos/as interessados/as em participar dessas atividades devem fazer a inscrição diretamente no site, clicando aqui.

Espaço Erê –  A Comissão Organizadora do III Copene Sul irá disponibilizar para os/as participantes um espaço para proporcionar às crianças de 5 a 12 anos, atividade lúdicas e pedagógicas que serão desenvolvidas de 11 a 13 de julho. O objetivo é possibilitar que as crianças estejam entre elas em espaço apropriado enquanto os adultos/ responsáveis participam das demais atividades. Os/as participantes que tenham filhos/as nessa idade podem fazer a inscrição no site, clicando aqui.

Camiseta Copene – Os/as interessados/as em adquirir camiseta do evento, podem solicitar o pedido por meio do site, clicando aqui. As vendas serão feitas até o dia 30 de junho.

 Hospedagem solidária – Os/as inscritos/as que solicitaram hospedagem solidária para os dias do III Copene Sul, podem acessar o link: https://www.facebook.com/groups/414807175534269/, para conferir as ofertas e acertar detalhes com aqueles/as que estão disponibilizando espaços.

ESPAÇO ERÊ - INSCRIÇÕES ABERTAS

publicado 18 de junho de 2017

O Espaço Erê tem como finalidade proporcionar atividade lúdicas e pedagógicas com as crianças que estiverem acompanhando adultos/responsáveis que estejam participando III COPENE SUL. O objetivo é possibilitar que as crianças estejam entre elas em espaço apropriado enquanto os adultos/ responsáveis participam das demais atividades.

Essas atividades serão desenvolvidas por estudantes de graduação e têm como núcleo temático o pertencimento étnico-racial e a representatividade negra positivada.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

  • As inscrições para participação do Espaço Erê acontecerão, exclusivamente, através do site do evento, respeitando a ordem de inscrição e quantidade de vagas pré-estabelecidas.
  • Poderão participar do Espaço Erê crianças com idades entre 5 e 12 anos, que tenham responsáveis inscritos/as no evento;
  • Horário de funcionamento – 8h30 (entrada) às 12h (saída), 14hs (entrada) até às 18hs (saída);
  • Dias de funcionamento:  11 de julho (terça-feira) a 13 de julho (quarta-feira) de 2017;
  • Cada criança deverá trazer lanche para socializar com as demais;
  • Fica sob responsabilidade dos adultos/responsáveis o compromisso de levar as crianças para almoço e jantar;
  • Os materiais para desenvolvimento das atividades serão providenciados pela organização do evento.
  • Serão disponibilizadas 10 vagas por turno.

Observação: Será respeitada a ordem de realização das inscrições até a quantidade de vaga limite. Se ainda assim as vagas que não tiverem sido esgotadas, será possível fazer na hora, mantenham-se informadas/os no site.

Informações:

Milena Batista Bráz (milenabatistabraz@gmail.com) e Suelen Amorim (suelen.amorim@live.com)

LOCAL DE FUNCIONAMENTO

Espaço físico: Sala do Corpo /CED/Bloco A (piso térreo)

FAÇA A INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI

PALESTRANTES E COORDENADORES/AS DOS DO III COPENE SUL DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO EVENTO

publicado 18 de junho de 2017

A terceira edição do Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – III Copene Sul, que traz como tema NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, reunirá pesquisadores/as, docentes e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior e ativistas dos movimentos sociais.

Os debates terão como foco o campo das relações raciais nas diversas dimensões da vida da população negra brasileira – cultura, segurança, trabalho, educação, saúde, desenvolvimento econômico, democracia, entre outras. Os/as palestrantes  e coordenadores/as dos Eixos Temáticos, a partir das temáticas que estarão discutindo, destacam a importância do III Copene Sul.

Eliane Debus destaca a importância de discutir literatura na escola, com o olhar para a literatura afro-brasileira. A pesquisadora participa da coordenação geral do III Copene Sul e da do EIXO 1: Literatura e demais produtos culturais para infância e juventude e a diversidade étnico-racial. Confira sua fala sobre o evento:

Camila Carvallho, da coordenação do EIXO 18: Saúde da população negra, ressalta a importância de as especificidades da saúde da
população negra e as políticas públicas destinada à essa parcela da população. Assista ao depoimento:

INFORMAÇÕES GERAIS III COPENE SUL

publicado 18 de junho de 2017

Apresentação de Trabalhos e Comunicações Orais – Em reunião realizada pela Comissão Organizadora do III Copene Sul, foi aprovada novo prazo para o envio dos trabalhos completos das comunicações orais e pôsteres para o dia 30 de julho.  Estes/as deverão efetuar o pagamento da inscrição até dia 26/06 para que tenhamos a programação das apresentações nos eixos definida. Caso não efetuem o pagamento da inscrição não poderão apresentar seus trabalhos, com exceção para quem foi concedida gratuidade. O modelo do texto completo está disponível no site.

Inscrição de Minicursos e Oficinas – A inscrição para os minicursos e oficinas estarão disponíveis no site a partir do dia 23 de julho. Os/as inscritos/as interessados/as em participar dessas atividades deverem fazer a inscrição no site.

 Hospedagem solidária –    Para os/as inscritos/as que residem em Florianópolis, a Comissão Executiva do III Copene Sul  preparou um grupo no Facebook para postagem das ofertas de hospedagem solidária, que se configura em uma opção gratuita/camarada para quem virá ao evento, que acontecerá de 10 a 13 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina. Os/as interessados em participar dessa construção coletiva com objetivo de viabilizar a participação daqueles/as que residem em outros Estados e em municípios do interior de Santa Catarina, podem ofertar a hospedagem no link: https://www.facebook.com/groups/414807175534269/

INFORMAÇÕES GERAIS III COPENE SUL

publicado 05 de junho de 2017

Apresentação de Trabalhos e Comunicações Orais – Para aqueles que tiveram seus trabalhos aprovados e efetuaram o pagamento da taxa de trabalho o prazo para o envio dos trabalhos completos das comunicações orais e pôsteres é dia 18 de junho. O modelo do texto completo e as informações para envio estão disponíveis aqui.

Lançamento de livros – Os/as convidados/as e participantes interessados/as em lançar produções, publicadas entre 2015 e 2017, devem solicitar a participação, por meio da ficha, disponível aqui, até o dia 10 de junho. O lançamento das publicações acontecerá no dia 12 de julho (quarta-feira), às 19h, no Centro de Cultura de Eventos.

Hospedagem solidária –  A comissão Executiva do III Copene Sul preparou um grupo no Facebook para postagem das ofertas de hospedagem solidária, que se configura em uma opção gratuita/camarada para quem virá ao evento, que acontecerá de 10 a 13 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina.  Para isso, quem reside em Florianópolis pode oferecer um colchão, um sofá, uma cama ou um espaço na sala durante o evento e ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer amizades e trocar conhecimentos. Mais informação, clique aqui.

PALESTRANTES E COORDENADORES/AS DOS DO III COPENE SUL DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO EVENTO

publicado 05 de junho de 2017

Fique por Dentro – Palestrantes e Coordenadores/as dos Eixos Temáticos, a partir das temáticas que estarão discutindo, destacam a importância do III Copene Sul. Assista os vídeos.

Lia Vainer Schuman

“Racismo não é homogêneo, mas é estruturante”

publicado 31 maio de 2017

    João Carlos Nogueira, do Núcleo de Estudos Negros (NEN), será  debatedor do Eixo Temático População Negra, Desenvolvimento e Afroempreendedorismo no III Copene Sul, que acontece de 10 a 13 de julho de 2017, na UFSC. Suas reflexões contribuem para desvelar questões relevante sobre a constituição do racismo na região Sul, desmistificando a ideia de que a escravidão no Sul do Brasil foi mais branda.  Assista o vídeo.

 

HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA

publicado 31 maio de 2017

    A comissão Executiva do III Copene Sul preparou um grupo no Facebook para postagem das ofertas de hospedagem solidária, que se configura em uma opção gratuita/camarada para quem virá ao evento, que acontecerá de 10 a 13 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina.  Para isso, quem reside em Florianópolis pode oferecer um colchão, um sofá, uma cama ou um espaço na sala durante o evento e ter a oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer amizades e trocar conhecimentos.

COMO OFERECER:

Para oferecer hospedagem solidária, as propostas devem ser envidas para o e-mail  hospedagem.copenesul@ gmail.com,  com as seguintes informações:

Nome:
Fone/WhatsApp:
Número de vagas:
Local/Endereço:
Estrutura disponível:
E-mail:
Dias de hospedagem:

As informações serão  postadas  no grupo do Facebook e  disponibilizadas aos inscritos/as no evento.

COMO FUNCIONA:
– Cada pessoa publica a OFERTA ou a PROCURA de vaga (ou vagas) para hospedagem nos dias do evento, de acordo com as publicações criadas no grupo. Pode descrever o local, as condições e as preferências;
– A pessoa que oferece pode descrever a localização, as preferências pessoais e o que é preciso trazer (travesseiros, cobertores, etc).
– A pessoa que procura pode colocar informações sobre rotina, características pessoais, ou o que achar necessário;
– O grupo é fechado, mas cada membro pode adicionar novos membros. Para manter a segurança, pois aqui ficará exposto a localização das casas etc., é preciso ter cautela e adicionar somente pessoas conhecidas e confiáveis;
– O evento não se responsabiliza por qualquer constrangimento ou problema causado na estadia das pessoas. Para evitar que isso aconteça, converse in box com a pessoa que você irá receber ou que irá te receber para conhecer um pouquinho e prevenir surpresas desagradáveis.

COMUNICADO SOBRE PRAZOS DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS E PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO

publicado 17 de maio de 2017

     Comunicamos que, em virtude da prorrogação dos prazos para submissão de propostas de trabalhos e o expressivo número de trabalhos inscritos (275), a divulgação das propostas aprovadas será dia 18 de maio aqui no site.

Salientamos que, como estabelecido nas normas de submissão, a comunicação oral destina-se à apresentação de resultados parciais ou finais de pesquisas, e o pôster, aos relatos de experiências. Informamos, assim, que trabalhos submetidos na modalidade de comunicação oral que traziam como proposta relatos de experiências foram aprovados na modalidade pôster, conforme informado na carta de aceite.  Importa ainda destacar que, para assegurar adequação à temática sugerida pelo autor/a, alguns trabalhos foram realocados de eixos temáticos.

EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

As cartas de aceite serão disponibilizadas no site.
Os/as proponentes devem realizar o pagamento conforme instruções contidas na própria carta de aceite.
A confirmação da inscrição ocorrerá após a identificação automática pela plataforma de pagamento, não sendo necessário envio do comprovante de pagamento.

ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS

O envio dos textos completos de pôster e comunicação oral deverá ser realizado até o dia 18 de junho.
O modelo para a formatação dos textos estará disponível no site a partir do dia 25 de maio, bem como o modo de envio do mesmo.

LANÇAMENTOS DE LIVROS NO III COPENE SUL

publicado 10 de maio de 2017

Lançamento de livros e sessões de autógrafos integram as atividades do III Copene Sul, que será realizado de 10 a 13 de julho de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os/as convidados/as e participantes interessados/as em lançar produções, publicadas entre  2015 e 2017, devem solicitar a participação, por meio da ficha, disponível no site, clicando aqui, até o dia 10 de junho. O lançamento das publicações acontecerá no dia 12 de julho (quarta-feira), às 19h, no Centro de Cultura de Eventos.

III COPENE SUL DEBATE PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO DESENVOLVIMENTO DO SUL DO BRASIL

publicado 04 de maio de 2017

A terceira edição do Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – III Copene Sul, que traz como tema NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, reunirá pesquisadores/as, docentes e estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior e ativistas dos movimentos sociais.  Os debates terão como foco o campo das relações raciais nas diversas dimensões da vida da população negra brasileira – cultura, segurança, trabalho, educação, saúde, desenvolvimento econômico, democracia, entre outras.

O evento, que será realizado de 10 a 13 de julho de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terá duas conferências, seis mesas-redondas e apresentações de trabalhos (comunicação oral, pôster, oficina e minicurso) distribuídas nos 20 eixos temáticos, atividades culturais, lançamentos de livros e uma feira de afroempreendedores/as.

A presidenta do III Copene Sul, Dra. Joana Célia dos Passos, destaca que entre os objetivos do evento estão a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural sobre desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos e a troca entre pesquisadores/as, ativistas antirracistas, professores/as, estudantes da educação básica, graduação, pós-graduação e ativistas dos movimentos sociais.

Os/as interessados/as em participar como ouvintes podem realizar as inscrições até o dia 10 de julho. Para os que residem fora de Florianópolis, a Comissão Executiva está organizando hospedagem solidária.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ENCERRAM NESTE DOMINGO (23 DE ABRIL)

publicado 22 de abril de 2017

As/os interessadas/os em apresentar trabalho (Comunicação Oral, Pôster, Oficinas e Minicurso) no III Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – III Copene Sul – tem até amanhã,  dia 23 de abril, e podem escolher entre os 20 (vinte) eixos temáticos aqueles que dialogam com suas pesquisas

Com o tema NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, o evento será realizado de 10 a 13 de julho de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e para os que residem fora de Florianópolis, a Comissão Executiva está organizando Hospedagem Solidária.

Nessa terceira edição o evento tem como objetivo promover o encontro entre pesquisadores/as negros/as, intelectuais, estudantes e ativistas da luta antirracista da Região Sul do Brasil e do Cone Sul, que desenvolvam pesquisas no campo das relações raciais, tendo como foco a população negra.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos e professores/as da Educação Básica da Rede Pública poderão se inscrever gratuitamente. Para esse público, está prevista gratuidade para os 100 primeiros inscritos, sendo 70 para professores/as e 30 para estudantes. A iniciativa tem como objetivo promover a aproximação entre pesquisadores/as e escolas de educação básica.

Organizações do Movimento Negro da região sul do país também terão isenção da taxa de inscrição. A iniciativa, aprovada pelo Comitê Organizador do evento, tem como objetivo viabilizar a participação de 30 representantes das organizações, sendo 10 (dez) de Santa Catarina,  10 (dez) do Paraná e 10 (dez) do Rio Grande do Sul.  Cada instituição poderá inscrever gratuitamente 1(um/a) representante. Os/as interessados/as podem realizar inscrições para apresentação de trabalho até o dia 23 de abril, e os/as que optarem por participar como ouvintes poderão se inscrever até o dia 10 de julho.

Sob coordenação da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros e Negras (ABPN), o III Copene está sendo organizado pelos/as docentes Dra. Joana Célia dos Passos (Presidenta) – UFSC, Dra. Eliane Debus – UFSC e Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso – UDESC.

MOVIMENTO SOCIAL NEGRO TERÁ GRATUIDADE NO III COPENE SUL

publicado 22 de abril de 2017

Organizações do Movimento Negro da região sul do país terão inscrições gratuitas no III Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – III Copene Sul – que será realizado de 10 a 13 de julho de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa, aprovada pela Comitê Organizador do evento, tem como objetivo viabilizar a participação de 30 representantes de organizações, sendo 10 (dez) de Santa Catarina,  10 (dez) do Paraná e 10 (dez) do Rio Grande do Sul.  Cada instituição, poderá inscrever gratuitamente 1(um/a) representante. Os/as interessados/as podem realizar inscrições  para apresentação de trabalho (Comunicação Oral, Pôster, Oficinas e Minicurso)  até o dia 23 de abril. Os/as que optarem por participar como ouvintes poderão se inscrever até o dia 10 de julho.

Com o tema NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, os/as participantes podem escolher entre os 20 (vinte) eixos temáticos aqueles que dialogam com suas pesquisas. Para quem reside fora de Florianópolis, a Comissão Executiva está organizando hospedagem solidária. Os interessados/as a se candidatar para esta modalidade de hospedagem, devem registrar o interesse na ficha de inscrição.

Sob coordenação da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros e Negras (ABPN), o III Copene está sendo organizado pelos/as docentes Dra. Joana Célia dos Passos (Presidenta) – UFSC, Dra. Eliane Debus – UFSC e Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso – UDESC.

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PARA O III COPENE SUL FORAM PRORROGADAS

publicado 09 de abril de 2017

As inscrições para apresentação de trabalho (Comunicação Oral, Pôster, Oficinas e Minicurso) no III Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – III Copene Sul –  foram prorrogadas para o dia 23 de abril de 2017. Com o tema NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, os/as participantes podem escolher entre os 20 (vinte) eixos temáticos aqueles que dialogam com suas pesquisas.

O III Copene Sul  será realizado de 10 a 13 de julho de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nessa terceira edição, umas das novidades é a gratuidade para  inscrição de estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores da Educação Básica de instituições públicas. Para esse público, será garantida gratuidade para os 100 primeiros inscritos/as.

Aquelas/as, sejam professores/as universitários/as, estudantes do ensino médio, da EJA, graduação e pós-graduação e ativistas dos movimentos sociais, que residem fora de Florianópolis, a Comissão Executiva está organizando hospedagem solidária.

Sob coordenação da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros e Negras (ABPN), o III Copene está sendo organizado pelos/as docentes Dra. Joana Célia dos Passos (Presidenta) – UFSC, Dra. Eliane Debus – UFSC e Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso – UDESC.

Confira as novas datas:

III COPENE SUL CONTARÁ COM HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA

publicado 04 de abril de 2017

Com o objetivo de viabilizar a participação de estudantes e professores que residem fora de Florianópolis, o III Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – III Copene Sul – vai organizar Hospedagem Solidária. O evento será realizado de 10 a 13 de julho de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As inscrições para apresentação de trabalho (Comunicação Oral, Pôster, Oficinas e Minicurso) vai até o dia 9 de abril e para se candidatar para hospedagem solidária, os/as interessados/as devem registrar o interesse na ficha de inscrição.

GRATUIDADE – Estudantes do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos e Professores/as da Educação Básica da Rede Pública terão gratuidade. O objetivo da iniciativa é promover a aproximação entre pesquisadores(as) e escolas de Educação Básica. Serão garantidas gratuidade para os 100 primeiros inscritos/as, sendo 70 para professores/as e 30 para estudantes.

ESTUDANTES E PROFESSORES/AS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS TERÃO GRATUIDADE PARA PARTICIPAR DO III COPENE SUL

publicado 26 de março de 2017

Com o tema NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, o III Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul – III Copene Sul – contará com duas conferências, sete mesas-redondas, oficinas, minicursos, atividades culturais e apresentação de comunicações orais e pôsteres. O evento será realizado de 10 a 13 de julho de 2017, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos e professore/as da Educação Básica de escolas públicas terão gratuidade. A isenção do pagamento será garantida para os 100 primeiros/as inscritos/as. Para estudantes e professores/as que residem fora de Florianópolis, a Comissão Organizadora está prevendo a estruturação de Hospedagem Solidária. Os/as interessados/as devem registrar o interesse na ficha de inscrição. As inscrições para apresentação de trabalho (Comunicação Oral, Pôster, Oficinas e Minicurso) vão até o dia 9 de abril.

INSCRIÇÕES DE TRABALHO VAI ATÉ O DIA 9 DE ABRIL

publicado 20 de março de 2017

Na III edição do Copene Sul, que traz como tema NEGRAS E NEGROS NO SUL DO BRASIL: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira, os/as participantes podem escolher entre os 20 (vinte) eixos temáticos aqueles que dialogam com suas pesquisas.  As inscrições para apresentação de trabalho (Comunicação Oral, Pôster, Oficinas e Minicurso) vai até o dia 9 de abril.

O evento contará com duas conferências, oito mesas-redondas, oficinas, minicursos, atividades culturais e apresentação de comunicações orais e pôster.  Já estão confirmados a participação de pesquisadores/as renomados/as que têm contribuições teóricas relevantes no campo das relações raciais: Kabengele Munanga (Brasil – UFRB), que fará a conferência de abertura, dia 10 de julho, com o tema Patrimônio cultural e identidade afro-brasileira e africana, e Yuderskis Espinosa Miñoso (Glefas – Colômbia) que discutirá, na conferência de encerramento, dia 13 de julho, Feminismos negros.

O evento será sediado na Universidade Federal de Santa Catarina e, para os que residem fora de Florianópolis, a Comissão Executiva está organizando hospedagem solidária.

back to top